quinta-feira, 29 de julho de 2010

Viagem de Retorno

Saímos no dia 25/07 de Cusco, Perú. Tomamos a via sentido a Puerto Maldonado. Após dirigir 163 km comecaram os trechos de construcao da via. Por cerca de 90 km há problemas na via, asfalto por ser feito, trechos com pedras, areia, etc. Diria que é um trecho bem complicado. Passamos por 3 riachos com o Jipe, mas foi tudo bem. Levamos cerca de 13 horas para dirigir 450 km.

Dormimos em Puerto Maldonado e, no dia seguinte, tomamos uma balsa para atravessar um rio e continuar nossa viagem. Foram mais 230 km até Iñapari. Essa estrada foi mais tranquila e levamos cerca de 2 horas. Entramos, então, no Acre. O que mais me impressionou foi a diferenca da floresta Amazônica no Perú e no Acre. No Perú você dirige e vê a mata. No Acre, ainda se vê, mas também se nota o excesso de desmatamento e pastos para gado. O complicado é que parece que os pastos não se mantiveram muito bem. Parece que o capim não consegue crescer, talvez seja a estacão seca.

Cruzamos o Acre e entramos em Rondônia. Dormimos em Abunã, Rondônia. O calor é demais, mesmo no inverno do himisfério sul. Continuamos descendo e dormimos em Comodoro, MT e Alto Garcas, MT. Foi possível notar que há mais vida à partir de Ji-Paraná, Rondônia. Mais ao norte desta cidade, pouco se vê.

Foi muito bom chegar em Sao Carlos! Vamos descansar um pouco agora e postar mais fotos depois!

domingo, 25 de julho de 2010

Fotos da Trilha Salkantay até Machu Picchu

Esta é uma foto do primeiro dia de trilha...

Aqui vemos o monte Umantay...

Umantay... primeiro dia...
Este é o Salkantay, ao lado esquerdo, o Umantay... No primeiro dia acampamos neste local. Estava por volta de -5 C. O mais complicado foi tomar banho de rio (a água deveria estar por volta de 5 C).

O segundo dia de trilha é bem pesado, mas, ao menos, não passamos mais frio deste dia em diante. Este é o local onde acampamos...

No terceiro dia fomos até Santa Teresa (sem fotos aqui) e, no quarto, chegamos ao povoado de Hidro (abaixo)...
Ainda no quarto dia fomos até a cidade de Águas Calientes. Este é o caminho...







quarta-feira, 21 de julho de 2010

Viagem para Machu Picchu

Saímos no dia 18 de julho para Machu Picchu. No primeiro dia tomamos uma Van de Cusco até Mollepata. Depois disso tomamos um caminhao (isso mesmo) até outra parte do caminho. Entao comecamos a caminhada. No primeiro dia caminhamos 9 km e depois acampamos proximo ao monte Salkantay. No segundo dia acordamos muito cedo e caminhamos 21 km. Este foi o dia mais complicado da viagem. No terceiro dia caminhamos 6 km e, depois disso, todos estavam cansados. Tomamos entao uma Van até a cidade de Santa Teresa. No quarto dia tomamos uma Van até Hidro e caminhamos mais 10 km até Aguas Calientes. Ao total andamos 46 km em 4 dias. Os pés nao param de doer :)

O maior problema é que a caminhada é na montanha, com muitos sobes e desces, pedras, desfiladeiros, areia, agua corrente, etc. A trilha nao é nada fácil. Mesmo assim chegamos inteiros e amanha temos mais cerca de 5 ou 6 km para Machu Picchu. Depois disso voltamos para Cusco, onde descansaremos um pouco.

sábado, 17 de julho de 2010

Estaremos fora do ar por um tempo...

Amanhã, domingo, comecaremos a trilha Salkantay até Machu Picchu, por isso não postaremos mensagens no blog. Tão logo voltemos, postaremos mais fotos.

15 e 16.o Dias - Fotos em Cusco, Peru

Ollantaytambo, onde fica os Incas comecaram a construcao do Templo do Sol e não terminaram...



Abaixo, ainda em Ollantaytambo, uma figura cravada na montanha, que representa Uyracocha, um dos Deuses Incas...

Ao lado da figura há um local onde os Incas estocavam alimentos...

Cidade Inca construída próxima à onde hoje é a cidade de Pisac...


Chichero, onde hoje fica um templo católico construído sobre as ruínas Incas. Espanhóis chegaram à este local e destruiram o que era um templo Inca para construir uma Igreja Católica...

Foto do Hotel Taypikala & Spa, Puno, Peru

O hotel é bem legal e a comida é boa!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

14.o Dia - Viagem de Puno a Cusco, Peru

Saímos de Puno, uma cidade desorganizada. Fomos em direcão a Juliaca e chegamos a Cusco. No caminho, a paisagem muda bastante. Os lugares comecam a ficar mais verdes e com pinheiros.

Há dezenas de pequenas vilas neste caminho, esses povoados são mais organizados e bonitos que os locais próximos de Puno. Acredito que Puno seja uma cidade desorganizada, pois está muito próxima à Bolívia e, por isso, há muito comércio ilegal (Bolívia tem produtos mais baratos que o Peru).

Cusco é uma cidade mais organizada e bonita que Puno. O centro turístico e comercial é muito legal mesmo e vale a visita! Postaremos fotos em breve!

11, 12, 13.o Dias

Chegamos em Puno e ficamos em um Hotel chamado Taypikala Spa. O hotel é bom, aconchegante e limpo. A comida é muito boa. Passeamos por Puno, cidade um tanto feia e desorganizada. Fizemos um passeio pelo lago Titicaca, fomos para as ilhas flutuantes de Uros e também para Taquille. Além disso visitamos Sillustani. As fotos já foram postadas. Esses lugares valem realmente a pena!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sobre a Argentina e Chile

A Argentina continua me supreendendo (alguns amigos podem me chamar de traidor hehe). Os lugares são bonitos e organizados. O norte da Argentina não é tão lindo assim, mas tem estrutura quando comparado com o norte do Chile e até mesmo o Peru.

Quanto ao Chile, bem, continua não me agradando muito. A natureza é bonita e diferente, mas ainda é um país caro e as pessoas estão longe de ter a qualidade de vida que muitos brasileiros acreditam existir no Chile. O povo é mais fechado e distante que na Argentina.

Ainda é impressionante como todos esses latino americanos gostam do futebol brasileiro. É interessante viajar durante a copa e perceber isso.

Acho que as pessoas não gostam muito dos portenhos (não digo por mim) e generalizam, achando que todo Argentino é assim.

Fotos de Taquille, Peru

Fomos também a Taquille, outra ilha no lago Titicaca. O local é muito bonito e as pessoas mantém a tradicão da vestimenta, comida, etc. Almocamos por lá e depois voltamos para Puno.




Fotos de Uros, Peru

Os povos Uros vivem sobre ilhas artificiais que flutuam sobre o lago Titicaca. Essas ilhas foram feitas por esses povos, os quais utilizaram uma espécie de mato que se parece com capim Napier e Cana de Acúcar. Uros significa primeiro raio de sol. Segundo o guia, esse povo foi estudado por pesquisadores, os quais concluíram que esse povo é um dos mais antigos na terra. Há algo de interessante. Eles casam entre si e até onde se sabe, não apresentam problemas de consanguinidade. Ninguém sabe ao certo explicar, mas dizem que esses povos antigos não tinham problemas de consanguinidade (palavras do guia :) )



Fotos de Sillustani, Peru

Sillustani é um lugar muito bonito. É um sítio arqueológico onde os Incas e, até mesmo, os povos Pré-Incas eram sepultados. Há muitas rochas com magnetismo (hematitas ou algo assim). Há diferentes Chullpas (funcionam como túmulos). Há aquelas da fase Pré-Inca e outras da fase Inca.

O guia nos explicou que todos os povos Pré-Inca e Inca viveram em uma linha imaginária que liga o norte magnético ao sul. No centro dessa linha está Machu Picchu, chamado umbigo do mundo.





Neste mesmo local, esses povos antigos cultivaram batatas. A água desse lago absorve calor durante o dia e o mantém à noite, criando um micro-clima que mantém a temperatura e permite cultivar diversas plantas...

Fotos de Puno, Peru

No caminho de Tacna a Puno, Peru, encontramos muita pobreza. Muita mesmo!
Acredito que não havia visto algo assim tão de perto.
Há algo curioso, as favelas brasileiras são bem parecidas, mas achei aqui mais seguro (ao menos por enquanto :) )

Abaixo, seguem fotos de Puno...


Puno é uma cidade bem pobre. O centro lembra um pouco o centro velho de São Paulo...

Quando olhar no GPS, verá que a distância entre Tacna é Puno é de aproximadamente 400 km, passando por Moquegua. Não acredite muito nisso. Levamos 7:30 horas para chegar (e olhe que fomos a cerca de 65km/h na serra e 120km/h nos locais mais planos). Há muitas curvas e outros trechos melhores.

Fotos de Tacna, Peru

A cidade de Tacna, no sul do Peru, foi uma ótima surpresa. Alguns amigos disseram que o sul do Peru seria muito pobre e esperávamos algo pior. A cidade tem um centro bem movimentado e legal. Já deu para sentir que os Peruanos são mais amigáveis e abertos que os Chilenos (opinião bem particular :) )


Fotos de Iquique, Chile

Fotos da cidade de Iquique, Chile...



Fotos da viagem de San Pedro de Atacama, Chile a Iquique, Chile

Esta é uma foto da cidade de Calama, Chile. Ela está no caminho para Iquique.

Dirigimos por muito tempo no deserto. Depois de horas, surge o Oasis de Quillagua. Muito lindo...


segunda-feira, 12 de julho de 2010

10. Dia - Tacna para Puno

Saímos de Tacna por volta das 9hs, acreditando que a viagem seria curta. O gps disse que seria uns 400km e, na verdade, foram quase 600km. O pior è que nao hà cidade alguma depois de Moquegua e a estrada è super sinuosa. Ainda bem que Rodrigo nao passou mal, mas eu fiquei bem ruim e precisei do Plasil :(

Apesar desses problemas o caminho é muito bonito!!! Há pequenas vilas com no máximo 30 casas e em algumas dessas casas se encontra gasolina para comprar. Nao hà postos.
Alem disso, na estrada hà várias Llamas :)

Em uma das vilas que paramos para comprar combustivel, um rapaz do exercito pediu carona até Puno. Ajeitamos as malas no jipinho e conseguimos arrumar um canto para ele :)

Chegamos até o hotel Taypikala que é muito legalll!!! Logo enviaremos as fotos ;)

9. Dia - Iquique/Chile para Tacna/Peru

Acordamos cedo e pegamos a estrada para o Peru. A estrada estava bem tranquila e chegamos por volta das 12hs na divisa com o Peru. Aí começaram os problemas...
Logo fomos parados por uma policial chilena que nos informou que precisariamos comprar alguns formularios exigidos na imigracao e aduana Chilena e Peruana. Um dos formularios nos encontramos ainda na divisa, no lado chileno, em um restaurante. Mas o formulario peruano nao encontramos. Enquanto Rodrigo conversava com a policial chilena para liberar a gente, eu fui em outros lugares para tentar comprar o formulario peruano. Aí resolvi ir na aduana chilena perguntar sobre o tal formulario peruano com a ajuda de um rapaz. O policial da aduana falou que naum era necessario e quando contei que a policial chilena estava exigindo ele percebeu que ela estava tentando passar a perna na gente.

Retornei para o carro, juntamente com o rapaz que estava me auxiliando. Ai ela percebeu que a gente nao estava a fim de pagar propina e ficou sem graça. Sai de perto e nos fizemos os procedimentos a imigracao e aduana sem problemas.

Mas, de qualquer forma, Rodrigo conseguiu comprar o tal formulario peruano com um taxista peruano ainda do lado chileno. Preenchemos o formulario e seguimos para o lado peruado.

No lado peruano estava muito lotado. Pegamos uma fila para passar na imigracao, depois tivemos que correr atras de um agente da aduana para fiscalizar e autorizar a passagem do veiculo e, em seguida, tivemos fazer um documento temporario do veiculo chamado SUNAT. Para quem vai de carro tb. eh necessario ter autorizacao de um agente sanitario. Eh so pedir para o agente carimbar o documento da aduana.

Levamos 2h30 para terminar os procedimentos e entrar no Peru.

O restante da viagem foi tranquilo até Tacna onde ficamos no Gran Hotel. Um hotel muito bom localizado no centro da cidade.
Aproveitamos o final da tarde para fazer compras. As coisas sao muitoooo baratas por aqui :)
Voltamos ao hotel e descansamos para a viagem do próximo dia.

sábado, 10 de julho de 2010

Fotos de Iquique, Chile

Esta é a praca central da cidade...

Museu...
Centro turístico...
Próximo à praia...


O mar é muito bonito e muitas pessoas estavam surfando. O problema é que o local é frio e a água muito mais :)

A cidade não é bonita. Os chilenos a acham bonita, mas, sinceramente, as cidades do Chile não me agradam muito. Ao sul do Chile, as cidades são mais legais.

Fotos

Vale do Arco Iris...


Oásis de Quillagua... É muito interessante quando surge um local em meio ao deserto...